segunda-feira, 13 de julho de 2009


Sesc de Ribeirão Preto expõe "brinquedos artísticos"
Mostra de Toy Art pode ser visitada de graça até agosto

Eles são brinquedos, mas também são obras de arte. As peças de Toy Art são o fetiche de muitos colecionadores e encantam até quem não entende muito a utilidade de brinquedos para adultos. Essas peças de arte divertida poderão ser vistas durante este mês de julho e agosto, no Sesc de Ribeirão Preto. A entrada é franca.

Os objetos expostos foram cuidadosamente selecionados em acervos pessoais de colecionadores, designers, artistas plásticos e ilustradores, com o objetivo de apresentar um panorama sucinto da Toy Art nos dias atuais. A Toy Art é uma manifestação artística que vem conquistando seu espaço dentro do universo plural da arte contemporânea. Já existem no mundo várias lojas e sites vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas das mais diferentes nacionalidades e estilos. Esse é um segmento de vanguarda que avança mundo afora e há poucos anos começou a ser divulgado no Brasil. São feitos de plástico, vinil ou resina, mas têm preço de objetos de arte e são vendidos em sites, blogs, galerias e espaços on-line de artistas e designers.
O nascimento desse movimento artístico ocorreu em 1997, quando o designer Michael Lau apresentou, em uma feira de brinquedos de Hong Kong (China), bonecos GI-Joe (semelhantes aos bonecos Falcon) customizados por ele com roupas de estilo hip-hop/street. Lau fez 101 figuras customizadas dessa forma. Atualmente, esses bonecos têm o valor de verdadeiras jóias.

A partir daí, a grande ascensão da Toy Art veio quando os artistas de Hong Kong e do Japão começaram a fabricar seus próprios bonecos, em edições exclusivas e limitadas. Com o passar do tempo, norte-americanos e europeus aderiram a essa nova tendência, que hoje ganha espaço no Brasil, com considerável produção nacional e crescente número de adeptos e admiradores.
Na exposição, será apresentada a coleção dos artistas Fabrício Sicardi, Igor Ventura, Luiz Umreal, Robson Lellis, Sergio Mancini e Wilson Iguti. Também serão convidados outros artistas para customizar as peças expostas. Os participantes são de diversas cidades do Estado de São Paulo, como Ribeirão Preto, Bauru, Diadema, Guarulhos, Santa Bárbara do Oeste e São Bernardo do Campo.

Além da exposição, serão desenvolvidas duas atividades complementares: um bate-papo com os artistas expositores sobre a Toy Art no Brasil e no mundo, dia 4, sábado, às 10h e ateliês abertos sobre a confecção e customização de bonecos em tecido para Toy Art, nos dias 04, 11, 18 e 25, sábados, das 9h30 às 12h e das 13h às 16h. As duas atividades também são gratuitas.

Serviço
Exposição Toy Art
Local: Sesc Ribeirão (rua Tibiriçá, 50 – Centro)
Data: até 28 de agosto
Horário: De terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
Grátis
Informações: (16) 3977-4477

Nenhum comentário:

Postar um comentário