terça-feira, 27 de outubro de 2009

O que é Cultura?


Ouvi disse que Cultura nada tem a oferecer para a Educação, pelo que vejo há um grande equivoco nos Dicionários, pois no Aurélio, por exemplo Cultura é: “...Fig. Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura. / Sociologia Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística. / Aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências...”


Se Cultura não tem nada haver com Educação, porque em alguns lugares do mundo, inclusive no Brasil, mesmo que tardiamente, o Teatro, a Dança, as Artes Plasticas, a Musica, entre outras, fazem parte do Ensino Fundamental e Médio de algumas Escolas? Talvez porque a Cultura, seja algo fundamental para o “crescimento” do Ser Humano.


Muito estranho tudo isso... pois Cultura (ARTE) e Educação deveriam andar de mão dadas, não só durante o período de campanha politica onde candidatos prometem “Educação e Cultura para o Crescimento de uma Nação”. Na verdade “eles” só querem o Poder, e que o resto se dane.
Trabalhar com Arte no Brasil não é fácil, os boicotes são muitos, não basta termos grandes projetos culturais que fazem o trabalhos do governo, não basta levar o nome de sua cidade para todo um País, não basta educar, então me digam o que é preciso para ser apoiado pelo governo, o que é preciso para que aja reconhecimento, o que é preciso para que a Cultura seja vista pelos Poderosos como um Elemento Essencial para o desenvolvimento de um Mundo um pouco mais consciente?


De que adianta uma Cidade receber o título de Capital da Cultura, se não existe apoio por parte da Administração Publica para que projetos que oferecem formação artística e intelectual gratuitamente centenas de cidadãos?


Talvez tudo isso que eu disse aqui não faça com que os verdadeiros responsáveis por esta falta de respeito com a sociedade coloque-se em seus devidos lugares e tomem uma posição, seria uma grande pretensão minha, porém serve como um desabafo de alguém que acredita que as coisas possam melhorar um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário